Atuamos na implantação e gestão de projetos de investimento social privado por meio de recursos do sub crédito social do BNDES.
Nosso trabalho abrange o estudo de viabilidade, elaboração do projeto e o gerenciamento in loco da implantação.
Por meio das Tecnologias Sociais, desenvolvemos alternativas que promovem a solução de problemas de infraestrutura e qualidade de vida das populações. Para isso, consideramos o conhecimento popular e a disponibilidade de recursos e condições do território abordado.
CONHEÇA ALGUMAS TECNOLOGIAS SOCIAIS QUE PODEMOS APLICAR nas áreas de saúde, meio ambiente, segurança alimentar, agricultura, segurança hídrica, geração de renda, energia e educação:
O Investimento Social Privado (ISP) é a destinação voluntária e estratégica de recursos de empresas, fundações e indivíduos para projetos e iniciativas de interesse público que promovam um impacto socioambiental positivo. Em vez de ser um gasto, é visto como um investimento que gera bem-estar para a sociedade e fortalece a imagem e os valores ESG da organização. Esse investimento não se limita a recursos financeiros, podendo incluir também tempo, conhecimento técnico, voluntariado e outros ativos valiosos, buscando, assim, transformações sociais e ambientais sustentáveis.
Nossa atuação é apoiar as empresas no direcionamento dos investimentos e esforços nos territórios onde atuam.
Atuamos na elaboração de estudos de viabilidade técnica e econômica e na implantação dos investimentos com a construção dos ativos de uso coletivo, que podem ter a finalidade de lazer, melhorar a qualidade de vida, fortalecimento cultural ou geração de renda.
Investimentos em ativos podem gerar um impacto positivo e benefícios para a comunidade e o meio ambiente.
Além de contribuir para a reputação corporativa, credibilidade e alinhamento com as práticas de ESG (ambientais, sociais e de governança).
Nossos projetos com implantação de unidades apícolas para a produção de mel são desenvolvidos com base na apicultura (abelhas com ferrão) ou na meliponicultura (abelhas sem ferrão O mel brasileiro se destaca no mercado europeu e norte-americano. Nossos projetos de implantação de sistemas de produção de mel são conduzidas com um olhar para as possibilidades de mercado. As aulas teóricas e práticas são realizadas com uso de exposição dinamizada e muita prática. Os participantes recebem cartilhas ilustradas e tem acesso a experiências de sucesso e acompanhamento técnico. A capacitação vai desde noções sobre apicultura básica, a produção e beneficiamento do mel. Tudo acontece com muito movimento e interação!
As fossas ecológicas são a alternativa que estamos utilizando em comunidades quilombolas que não possuem água tratada e as instalações de esgoto são precárias ou inexistentes. O tratamento de esgoto, através das ecofossas é realizado por um biodigestor de funcionamento ecológico, que aproveita os sistemas inteligentes da natureza. Segundo dados do ministério da saúde, cerca de 75% das internações hospitalares estão relacionadas a intoxicação. Com as ecofossas apoiamos comunidades a ter suas necessidades básicas atendidas e a prevenir doenças. Essa tecnologia social é uma solução ambientalmente correta que leva dignidade às famílias.
Entre as possibilidades de manutenção do Bioma Caatinga desenvolvemos oficinas sobre a conservação e manejo de produtos florestais, como possibilidade de reduzir a retirada de lenha para carvão. Como proposta de manejo sustentável e para suprir em parte a dificuldade de compra do gás de cozinha compartilhamos com as comunidades a oficina de montagem de um forno solar como tecnologia social para atender a necessidade de cozimento de alimentos.
As oficinas de culinária sustentável são ações que promovem a conscientização dos participantes sobre o aproveitamento quase integral dos alimentos e a alimentação saudável.
Durante as oficinas os participantes preparam alimentos saborosos com sementes, cascas e talos de legumes e frutas. Os alunos recebem aventais, tocas e um livro de receitas e dicas especiais de nutrição.
A capacitação em panificação e bolos caseiros apresenta como uma solução de baixo custo e promissora em comunidades afastadas das sedes municipais. Os participantes conhecem o processo de fabricação de pães e derivados, com o propósito de gerar renda através da produção artesanal, seguindo as orientações básicas da alimentação saudável, nutritiva e de higiene.
Trabalhamos na gestão de projetos de investimento social privado por meio de repasse de recursos do BNDES.
Nossa experiência vai desde a concepção de estruturas normativas à execução dos projetos. Nossas atividades compreendem as seguintes ações:
Gaja Consultoria Socioambiental
Curitiba, PR 80045-130, BR